quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MISTÉRIOS DA LUZ (OU LUMINOSOS):


1º MISTÉRIO DA LUZ: Meditemos sobre o Batismo de Jesus no rio Jordão.

“Em Cristo não havia pecado, mas Deus colocou sobre Ele a culpa dos nossos pecados para que nós, por seu intermédio, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Cor 5,21). Assim, enquanto Cristo desce à água do rio como inocente, o céu se abre e a voz do Pai proclama-o Filho muito amado (cf. Mt 3,17), ao mesmo tempo em que o Espírito vem sobre Ele para investi-lo de poder na missão que o espera. Deste modo, no batismo de Cristo manifestou-se o mistério da Santíssima Trindade, e os fiéis, ao receberem o Batismo, ficam consagrados pela invocação e virtude da Trindade Beatíssima. Igualmente o abrir-se dos céus significa que a força deste sacramento, a sua eficácia, vem de cima, de Deus, e que por ele fica expedida para os batizados a via do Céu, fechada até então pelo pecado original (cf. Lc 3,21).
“A efusão do Espírito no batismo introduz o crente como ramo na videira que é Cristo (cf. Jo 15,5), o que constitui membro de seu corpo místico (cf. 1Cor 12,12; Rm 12,5). Se o batismo é um verdadeiro ingresso na santidade de Deus pela inserção em Cristo e da habitação do seu Espírito, seria um contra-senso contentar-se com uma vida medíocre, pautada por uma religiosidade superficial”;


2º MISTÉRIO DA LUZ: A auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná.

O primeiro milagre em Caná da Galiléia constitui um passo decisivo na formação da fé dos discípulos. Maria foi chamada por Jesus como “Mulher” neste primeiro milagre e outra vez no Calvário. Entre esses dois acontecimentos da vida de Jesus, Caná e o Calvário, há várias analogias. Situam-se um no começo e o outro no fim da vida pública, como para indicar que toda a obra de Jesus está acompanhada pela presença de Maria Santíssima. O seu título de Mãe adquire ressonância especialíssima: Maria atua como verdadeira Mãe de Jesus nesses dois momentos em que o Senhor manifesta a Sua divindade. Ao mesmo tempo, ambos os episódios assinalam o especial interesse e desvelo de Maria Santíssima pelos homens: Em Caná da Galiléia ela intercede quando “ainda não chegou a hora”; no Calvário Maria oferece ao Pai a morte redentora de seu Filho e aceita a missão que Jesus lhe confere de ser Mãe de todos os crentes, representados por João, o discípulo amado (cf. Jo 2,3).
A palavra “Mulher” é uma clara referência ao triunfo da mulher e da sua linhagem sobre a serpente (cf. Gn 3,15). Efetivamente, na morte de Cristo temos o triunfo sobre a serpente, pois Jesus ao morrer redime-nos da escravidão do demônio;   

3º MISTÉRIO DA LUZ: Meditemos sobre o anúncio do Reino de Deus e o convite de Jesus à conversão.

         O início da pregação do Evangelho foi marcado por um apelo de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho(Mc 1,15), daí a necessidade da conversão. Assim, Jesus iniciou sua pregação anunciando o advento do Reino de Deus convidando à conversão e perdoando os pecados de quem se dirige a Ele com humilde confiança.  É o início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até o fim do mundo, especialmente através do Sacramento da Reconciliação confiado a sua Igreja (cf. Jo 20,22-23). A conversão é um processo permanente de transformação da própria conduta e tem como meta a santificação. A conversão não é feita apenas de boas intenções, mas, sobretudo com atitudes concretas que alterem a forma de viver. Peçamos, portanto, ao Espírito de Deus o dom da conversão para que, pelo processo de santificação, possamos produzir bons frutos em nossa família, no trabalho, na igreja e na sociedade;


4º MISTÉRIO DA LUZ: A transfiguração de Jesus.

A partir do dia em que Pedro confessou que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, o “Mestre começou a mostrar a seus discípulos que era necessário que fosse a Jerusalém e sofresse... que fosse morto e ressurgisse ao terceiro dia” (Mt 16,21); Pedro rechaça este anúncio, os demais também não compreenderam. É neste contexto que se situa o mistério da Transfiguração: o rosto e as vestes de Jesus tornam-se fulgurantes de luz, Moisés e Elias apareceram, “falavam de sua partida que iria se consumar em Jerusalém” (Lc 9,31). Uma nuvem luminosa os cobre e uma voz do céu diz: “Este é o meu Filho, o Eleito; ouvi-o” (Lc 9,35).
“Por um instante, Jesus mostra sua glória divina, confirmando, assim, a confissão de Pedro. Mostra também que, para entrar em sua glória (cf. Lc 24,26), deve passar pela cruz em Jerusalém. Moisés e Elias haviam visto a glória de Deus sobre a montanha (cf. Ex 24,15-16; 1Rs 19,8-9); a Lei e os profetas tinham anunciado os sofrimentos do Messias. A Paixão de Jesus é sem dúvida a vontade do Pai: o Filho age como servo de Deus. A nuvem evidencia a presença do Espírito Santo. Assim, na Transfiguração a Trindade inteira manifesta-se: o Pai, na voz; o Filho, na pessoa de Jesus; o Espírito Santo, na nuvem luminosa”;

5º MISTÉRIO DA LUZ: Meditemos sobre a Eucaristia.

Na véspera de sua paixão e morte Jesus reúne seus discípulos no cenáculo e, enquanto estavam comendo, tomou o pão e pronunciou a bênção, partiu-o, deu-o aos discípulos e disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”. Em seguida, pegou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: “Bebei dele todos, pois este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26,26-28).
Jesus, nessa ocasião da última ceia, lavou os pés dos discípulos e, despedindo-se dos seus, disse-lhes: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13,34-35).
“Para deixar-lhes uma garantia deste amor, para nunca afastar-se dos seus e para fazê-los participantes de sua Páscoa, instituiu a Eucaristia como memória de sua morte e de sua ressurreição, e ordenou a seus discípulos que a celebrassem até a sua volta, “constituindo-os então sacerdotes do Novo Testamento” (cf. Lc 22,7-20; 1Cor 11,23-26; At 2,42-46; 20,7). “O Sacramento da Ordem aí está, para perenizar, tornar sempre presente esse Mistério Pascal, pelo poder que faz os ministros agirem na pessoa do Cristo, representando-o através de suas palavras, do seu amor, dos seus gestos salvíficos”;


ORAÇÃO DE INTENÇÕES:

Ó Senhor, nosso Deus e Pai Santíssimo, renovai em vossos filhos adotivos a graça batismal para que amadureçam na fé, sejam santificados como membros de Cristo, templos do Espírito e co-herdeiros do Reino de Deus.
Derramai infinitas graças sobre aqueles que vós amais e que ainda não vos amam. Tocai-nos com Vosso Espírito, iluminai nossas mentes para que possamos compreender Vossa Palavra; livrai-nos de todo o mal, das tentações, dos maus pensamentos e restaurai nossa parte afetiva; concedei-nos o dom de perdoar aqueles que magoaram e feriram nosso coração, retirai todas as marcas negativas e, sobretudo, o ressentimento, a tristeza e a depressão. 
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!  



6 comentários:

  1. Muito bom, vou utilizar quando rezar os mistérios luminosos no terço, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, ao meditar os mistérios fui inspirada para entregar na luz as dores que passaram por aqui, mas já se foram....rsrs

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, ao meditar os mistérios fui inspirada para entregar na luz as dores que passaram por aqui, mas já se foram....rsrs

    ResponderExcluir
  4. Muito bela essa oração, penso que seja uma oração de cura e libertação.

    ResponderExcluir
  5. Algum dia às vezes falho, mas procuro rezar todos os dias o santo terço, nas quintas medito os mistérios da luz, sou muito grato a Deus por inúmeras bençãos e livramentos alcançados com a intercessão de Nossa Senhora.

    ResponderExcluir
  6. Para mim preencheu minhas orações com mais Amor ao Santo Rosário!obrigada

    ResponderExcluir