quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PREFÁCIO DO LIVRO O ROSÁRIO MEDITADO

Você está manuseando um livro muito bem organizado. Com certeza vai ser de grande utilidade para a sua vida de oração.

Os textos de reflexão para cada fato da vida de Cristo são completos. Auxiliam-nos na meditação e contemplação. A partir deles podemos nos aventurar em outras reflexões que nos favorecem a oração e a intimidade com Jesus. Esse opúsculo não é uma simples rua, mas uma alameda agradável que nos convida a caminhar, ir à frente. É um convite à admiração dos atos e fatos da vida de Cristo.

Para quem está organizando um momento de oração ou a récita do rosário, este é um ótimo livro que facilitará a empreitada. Orienta a estrutura da prática devocional; apresenta conteúdo; estimula a piedade e esclarece a razão. É de fácil leitura e com muitas fontes de pesquisa e consulta. Serve como base para a catequese e aprofundamento de conteúdos de fé.

Pelo que senti neste trabalho tão bonito e profundo, a fonte é uma piedade mariana intensa. A vida de oração transparece conforme corremos os olhos nas palavras, frases e parágrafos. A delicadeza de consciência e o apreço pelas coisas de Deus fazem deste livro uma ótima ferramenta pedagógica para a formação espiritual.

Após cada mistério contemplado, é-nos apresentada a “oração de intenções”. Percebi que o autor conhece as realidades da vida humana e de nossa comunidade global. Sabe rezar sobre essas realidades, sobre as necessidades humanas e sobre a psicologia da pessoa humana. A característica dessa oração é de lançar um olhar divino sobre as experiências humanas, suas lutas, suas conquistas, suas limitações. Aprendemos a não rezar egoisticamente, mas tendo o olhar voltado para o horizonte do próximo.

Os benefícios da récita do rosário não foram esquecidos. A pedagogia da oração recitativa e repetitiva; a técnica da leitura da Palavra de Deus e da meditação; as fontes de graças; a intimidade com Deus e com a realidade humana; a sensibilidade de uma vida de oração e a proteção contra as ciladas do maligno. Tudo favorece o crescimento espiritual, a tranqüilidade de vida interior e o diálogo com Deus.

Por isso, caro leitor, acho que o objetivo do autor neste livro é lhe apresentar um instrumento que lhe ajude na vida de oração. E o objetivo de Deus, agora, é lhe convidar a uma intimidade maior com Ele. Com certeza Ele está lhe fazendo uma proposta de vida de oração que tem como sinal visível esse livro em suas mãos.


Bom proveito.
Com minhas bênçãos sacerdotais,


                                                Pe. Newton de Medeiros
                                                        Brasília, 28 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário